Premissas

Inspirados nos conceitos do pensamento do mestre Lúcio Costa de que “cidade é a expressão palpável da humana necessidade de contato, comunicação e busca”, desenvolvemos nosso estudo preliminar de requalificação do Eixo Monumental de Maringá.

Propomos uma intervenção ímpar em toda esta extensa área; onde todas as praças serão muito valorizadas com a criação de plataformas centrais elevadas do piso como verdadeiros “tapetes mágicos” flutuando sobre grandes espaços ajardinados.

O primeiro passo seria enriquecer a imagem da Catedral com a retirada de todos os veículos à sua frente e esconder os estacionamentos laterais. Do outro lado da Av. Tiradentes será implantado o marco Amaringá que imaginamos impossível de não ser tocado ou fotografado por qualquer visitante, morador ou turista. O grande terraço implantado na praça Deputado Renato Celidônio abraçará o espelho d’água com a fonte luminosa propostos, deixando 100% preservada sua exuberante arborização.

As três praças da Av. Getúlio Vargas seriam dedicadas: a primeira às crianças, a do meio à terceira idade e a última aos jovens. Em seguida alcançamos a praça Raposo Tavares onde, preservando e enriquecendo também sua vasta arborização, projetamos um grande auditório ao ar livre, local de encontro social, cívico e cultural, de expressão artística e descontração de toda a população. Na grande praça ao seu lado, serão dispostas duas quadras poliesportivas que poderão ser desfrutadas durante o dia e a noite por toda a juventude de Maringá. Ao lado do Terminal Intermodal foi reservado espaço livre para a realização de feiras e eventos ocasionais, cercados por um rico paisagismo. A Travessa Jorge Amado foi valorizada pela elevação de sua área gourmet, agora coberta, ao nível do Mercadão e extensas varandas ajardinadas. Os 280 metros da fachada do estádio municipal foram enriquecidos por extensas jardineiras e pelos grandes muros dedicados ao grafite.

Requalificação Urbana: Eixo Monumental Maringá

Ano: 2018

Localização

Brasil, PR, Maringá

Serviços

Proposta de requalificação para concurso nacional promovida pela Prefeitura municipal de Maringá

Autoria

Rodrigo de Araújo Moreira , Haiko Sinnema, Daniel Sinnema, Ramon Duplaá

Colaboração:

Izabel Dupláa Soares

Mário Jorge Bandarra


 

 
 

Voltar